terça-feira, 7 de abril de 2020


O que nos traz esperança


“Segundo minha boa notícia, lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado da morte, da linhagem de Davi. ”                                                                                                                  2 Timóteo 2-8
            Em tempos de crise nosso coração fica atormentado diante de tantas notícias que circulam a nossa volta. Sei que por vezes somos levados a desacreditar e a não ter esperança. Mas quando olho para este texto de 2 Timóteo fico com o coração alegre diante desta notícia maravilhosa que é o evangelho.
            E para tanto gostaria de trazer um pequeno comentário, a luz das Escrituras, sobre esse texto.
            Atente comigo que o apóstolo Paulo elenca vários pontos importantes antes de tratar propriamente do verso que estamos lendo, portanto julgo necessário falarmos um pouco deles.
             Primeiro, o apóstolo nos traz a imagem do mordomo que está sempre a servir e cuidar das coisas de seu senhor, assim deve ser o cristão ao cuidar das coisas de Deus, lembrando que o Senhor é quem possibilita a devida provisão. Segundo, o soldado que está sempre em vigilância, focado no que faz e disposto a sofre pelo reino que representa. Sendo assim, o cristão deve ter a consciência de que se encontra num estado de guerra contra as forças espirituais, contra a própria vontade do ego resultando na constante batalha de levar o evangelho até os confins da terra. Em terceiro lugar, Paulo, nos traz a imagem do atleta que tem um alvo, objetivo a seguir. Contudo isso ocorre de maneira honesta conhecendo o regulamento, ou seja, guardando a mensagem de salvação no seu coração. Tendo a Palavra do Senhor como “luz para seus caminhos e lâmpada para seus pés. ”
            Isso tudo resulta no texto que acabamos de ler, o resumo da mensagem paulina, o coração que lembra do seu Senhor ressuscitado. Dessa forma temos aquilo que nos traz esperança, temos o reconforto da boa-nova. Sabendo que Jesus está glorificado, exaltado, cheio de honra, glória e poder para todo sempre.
            Observe comigo o uso do verbo no original grego, o que se tem aqui é a ideia de um presente contínuo, ou seja, o que o apóstolo Paulo está dizendo é que o cristão deve lembra da pessoa de Cristo a todo tempo, pois Ele é o maior exemplo a ser seguido, observado e buscado. Porém, o mundo é cheio de maldade, perversidade e sofrimento. Precisamos trazer a memória que “o homem é mal”, “o mundo pertence ao maligno”, mas Jesus nos traz esperança, luz, amor e paz.
            Talvez o que Paulo esteja dizendo para nós é que devemos descansar na cruz de Cristo, pois Ele foi humilhado por nós, carregou sobre si os nossos pecados, nos livrou da ira vindoura, nos deu uma nova vida, e mais, tomou a chave da morte e do inferno para nos resgatar do reino das trevas. O caminho da cruz trouxe a glorificação do nosso Senhor, por isso devemos trazer, de forma constate, a memória de Jesus ressurreto em nossos corações. Para que possamos entender que as adversidades da vida são apenas o prelúdio da eternidade com Cristo.
            Que o Senhor nos traga esperança!
            A paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário